InícioFundação de CulturaSistema Brasileiro de Museus E-mail MARCO

Exposições

Atuais

Permanente

Passadas

Intervenção

Centro Cultural

 

Processo Seletivo

Plantas das salas

Salão de Artes de Mato Grosso do Sul

O Salão de Artes de MS recolocou o Estado no circuito nacional das Artes e promoveu o evento “Encontro Marcado” com especialistas de renome nacional e internacional. Visitaram a Capital em outubro, a historiadora e crítica de arte, Ângela Âncora da Luz, o artista plástico Jorge Duarte e a Gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural, Yara Kerstin Richter. A iniciativa integrou uma nova etapa do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul, reativado neste ano pela FCMS após 10 anos em inatividade.

As obras de arte que foram selecionadas estão entre as categorias: desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, objeto, instalação, vídeo-arte e linguagens periféricas. Entre os artistas premiados figuram: Antonio Pereira Barbosa Neto (MS), Claúdia Loch (PR), Dênis da Costa Feliz (MS), Geovanni Ferreira de Souza (RS) e Rodrigo Batista Braga (PE).

A Comissão de Premiação do Salão de Arte escolheu 5 artistas dos 20 selecionados pela Comissão de Análise Documental e Material Fotográfico, os quais receberam o prêmio no valor de R$ 8.000 cada um. Os demais artistas selecionados (15) para participarem do concurso, receberam um prêmio no valor de R$ 1.000,00 cada um. Na seleção concorreram artistas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O Salão de Arte de Mato Grosso do Sul tem o objetivo de promover um diálogo ampliado com produção atual e propiciar uma reflexão sobre a produção cultural brasileira. Desta forma pretende contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural, além de possibilitar a compreensão das múltiplas linguagens e expressões e não se limitar somente nas de caráter local. Os demais selecionados no concurso foram Amanda de Souza Meireles (SP), Aroldo Nogueira Justino (MS), Cilas Justino (MS), Daniele Navarro Dias Andrade (MS), Douglas Colombelli Parra Sanches (MS), Irani Bucker (MS), Jonas Eduardo Martins de Santana (MS), Maíra Martins Espíndola (MS), Michele Martins Nunes (RS), Milene Tonellotto de Lima (RS), Nilvana Moreno Mujica (MS), Paulo Cezar Mendes Farias (RJ), Pedro Eduardo Di Pietro (SP), Silvia Helena Santiago (MG) e Sonia Bacha (MS).

voltar